COMUTRAN ENCERRA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AO USO DO CINTO DE SEGURANÇA COM GRANDE ÊXITO…

A Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itapetinga (COMUTRAN), encerrou com grande êxito, na manhã desta sexta-feira, 06, o trabalho educativo de conscientização ao uso do cinto de segurança tanto para o condutor quanto ao passageiro.

A Blitz Educativa teve início na terça-feira, 03/07, alcançando toda a periferia, as principais avenidas, a exemplo da Júlio José Rodrigues (Clerolândia e Vila Isabel), Gilberto Morais (próximo a Central de Abastecimento), Gerson de Oliveira (Nova Itapetinga), Cinquentenário (Morumbi e Quintas do Morumbi), encerrando na Praça Dairy Walley, com um maior efetivo e participação.

Durante a Campanha Educativa foram distribuídos panfletos personalizados da COMUTRAN contendo algumas recomendações como, por exemplo: “COMUTRAN EM AÇÃO. Use o Cinto de Segurança também no banco traseiro. É Obrigatório por Lei e pode Salvar sua Vida”, além de orientação à condutores e passageiros durante as abordagens.

Considerado relevante para a segurança do trânsito, o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito. O percentual é divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), junto com a informação de que 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam esse equipamento, mas apenas 11% dos passageiros do banco traseiro adotam o mesmo procedimento.

A Campanha Educativa da COMUTRAN buscou conscientizar os passageiros do banco traseiro para a necessidade do uso do cinto. É um cuidado para a segurança e, ainda, para o próprio motorista e o ocupante do banco do carona, muitas vezes imprensados, nos acidentes, pelo impacto do deslocamento do corpo dos que vão atrás sem o cinto. 

A Blitz Educativa em toda a cidade foi coordenada pelo chefe do SET (Setor de Educação para o Trânsito), Sr. Antonio Gama Filho, que contou com todo efetivo da COMUTRAN e os Departamentos (DOFT  e DET). No encerramento da Campanha, além do Sr. Antonio Gama, participaram os agentes de trânsito Bárbara Mendes, Luciano Dias, Lívia, Alessandro Lima, Vilson Marinho e Geraldo.

A partir de segunda-feira, 09/07, a COMUTRAN estará nas ruas, autuando o condutor que não cumprir o Art. 65 da Lei 9.503/97, “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN”.

O coordenador da COMUTRAN, Sr. Cláudio Souza, deu total apoio ao trabalho realizado pelo órgão, apoiando as equipes, disponibilizando o material necessário para o êxito da ação na cidade.

A nossa reportagem acompanhou o trabalho da COMUTRAN no encerramento da campanha na Praça Dairy Walley, oportunidade em que falamos com o Chefe do Setor de Educação para o Trânsito, Sr. Antonio Gama, que deu mais detalhes sobre a Campanha Educativa. Clique no Play abaixo para ouvir a Entrevista. 

Falamos também com o agente de trânsito Luciano Dias, que até pouco tempo, chefiava a Divisão de Operações e Fiscalização de Trânsito (DOFT da COMUTRAN). Ouça o que ele diz sobre a Blitz Educativa realizada na cidade. Clique no Play abaixo para ouvir a Entrevista. 


Registro Fotográfico

Related Posts

Comentários (1)

Professora Paulo de Tarso

Tem varias fiat doblo que tem 2 faixa uma de taxi e a outra de transporte escolar. Ele colocam por cima com um imã a faixa de escolar. Depois tiram e vai fazer taxi. Pode isso? Comutran. 2 alvaras no mesmo veiculo? Lamentavel.

Deixe seu comentário