ANIVERSÁRIO DE ITAPETINGA: MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA E 64 DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA…

Parque Poliesportivo da LagoaA região onde hoje se situa o município de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912 quando Bernardino Francisco de Souza e alguns parentes e trabalhadores, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do Rio Catolé dedicando-se a atividades agrícolas.

 

Em 1916 chegou à região Augusto Andrade de Carvalho e adquiriu uma propriedade rural, visando dedicar-se à agricultura e à pecuária. Augusto Andrade de Carvalho demarcou em suas terras uma área de 10 hectares para nela ser erguida uma vila, um pequeno povoado. Nasceu então, no ano de 1924, o povoado de Itatinga.

 

Em Mariano Soares de Oliveira Campos, oriundo do município de Itambé resolveu fixar residência na região. Ao chegar, conheceu Augusto Andrade de Carvalho, que lhe mostrou algumas pequenas casas, e disse que ali estava a vila de Itatinga. Com efeito, Itatinga foi o primeiro nome de Itapetinga, nome de origem tupi-guarani com o significado de “pedra branca” (“itá=pedra”; “tinga=branca”).

Em 22 de junho de 1933, pelo Decreto Estadual de n° 8.499, o povoado de Itatinga passou a ser distrito do município de Vitória da ConquistaEm 14 de novembro de 1934 sob a liderança de Dr.Orlando Bahia, Juvino Oliveira, Mariano Campos, Augusto Andrade de Carvalho, José de Sousa Paim e outros foi criada a Associação Cultural Itatinguense (Itapetinguense), posteriormente organizada sob a forma de fundação com o fim de divulgar o conhecimento e a cultura no seio do pequeno povoado.

 

Seguindo o seu progresso, Itatinga cresceu, e no dia 30 de março de 1938 teve a sua sede elevada à categoria de Vila, permanecendo integrada ao município de Vitória da Conquista. Porém, no mesmo ano, em 30 de novembro, a Vila de Itatinga foi desmembrada do município de Vitória da Conquista e é anexada ao de Itambé.

 

A mudança no nome de Itatinga ocorreu no ano de 1944, com o Decreto-Lei Estadual n° 12.978, no qual o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, determinou que nenhum município do estado poderia ter nome semelhante a outro. Como os municípios mais antigos tinham preferência em manter os seus nomes, foi adicionada a sílaba “pe” ao nome de Itatinga, formando então o novo nome da vila: Itapetinga.

 

O crescimento foi rápido, tanto sob o aspecto humano quanto econômico, e através da Lei Nº 508 de 12 de dezembro de 1952 foi criado o Município de Itapetinga, sendo o seu território desmembrado do município de Itambé.

 

O prefeito José Vaz Sampaio Espinheira, em um de seus mandatos, firmou uma parceria sócio-cultural com a cidade californiana de Dairy Walley, hoje com o nome de Cerritos. O prefeito de Dairy Walley na época visitou ITAPETINGA e participou da inauguração da famosa “praça dos bois”, a praça Dairy Valley, além de prestigiar uma semana de eventos em Itapetinga firmando essa parceria.

 

Da mesma forma, Espinheira, então prefeito, passou uma semana na cidade Dairy Valley, hoje Cerritos, onde, além da semana cultural, recebeu a homenagem de ter uma rua com seu nome, Espinheira ln, e outra com o nome Itapetinga ln. Existe ainda, muito próxima, a rua Brazil Street na cidade de Cerritos, Califórnia, EUA, facilmente vista no site Google Mapas.

 

Atualmente, Itapetinga é um importante centro econômico e social do sudoeste baiano. Conta com um razoável parque industrial, uma economia que tende a se diversificar e saiu da monocultura da pecuária como única atividade.

 

No campo educacional Itapetinga se destaca com um dos mais promissores campi avançados da Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaA promissora Cidade de Itapetinga fica localizada no sudoeste baiano, distante 100 km de Vitória da Conquista, 142 de Itabuna e 596 da capital baiana. Sua população passa dos 74 mil habitantes.

 Colégio Modelo (1) Fotos Panoramicas (81) UPA - Nova Itapetinga Voo Panoramico (3) Voo Panoramico (5) Voo Panoramico (6) Voo Panoramico (7) Voo Panoramico (12) Voo Panoramico (47) Voo Panoramico (57) Voo Panoramico (58) Voo Panoramico (60) Voo Panoramico (61) Voo Panoramico (62) Voo Panoramico (63) Voo Panoramico (64) Voo Panoramico (65) Voo Panoramico (67) Voo Panoramico (68) Voo Panoramico (71) Voo Panoramico (74) Voo Panoramico (75) Voo Panoramico (77) Voo Panoramico (78) Voo Panoramico (80) Voo Panoramico (84) Voo Panoramico (86) Voo Panoramico (88) Voo Panoramico (90) Voo Panoramico (91) Voo Panoramico (92) Voo Panoramico (97) Voo Panoramico (124) Voo Panoramico (126) Voo Panoramico (129) Voo Panoramico (132) Voo Panoramico (138) Voo Panoramico (142) Voo Panoramico (145) Voo Panoramico (147) Voo Panoramico (161) Voo Panoramico (169) Voo Panoramico (175) Voo Panoramico (177) Voo Panoramico (179) Voo Panoramico (180) Voo Panoramico (182) Voo Panoramico (185) Voo Panoramico (186) Voo Panoramico (187) Voo Panoramico (190) Voo Panoramico

 

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

6 thoughts on “ANIVERSÁRIO DE ITAPETINGA: MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA E 64 DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA…

  1. Anônimo disse:

    nascida nesta cidade que na qual não a conheço porque sai dai muito pequena mais meu pai falavam muito deda , principalmente num, politico por nome de jovino de oliveira se não me falha a memoria …..mas vendo pela internet, me sentir ate orgulhosa kkkka cidade é lida sou da familia paiva, obrigada!!!!!

  2. Jovino Chaves de Deus disse:

    Estou procurando parentes que moram em Itapetinga, meus avos paternos eram Jonas de Deus e Joaquina moraram na fazenda de Juvino oliveira, vou bestar sempre olhando este site .

  3. Jovino Chaves de Deus disse:

    ainda vou visitar Itapetinga

  4. Leo disse:

    Cidade q me orgulho muuuuuito, linda, acolhedora e mto alegre, saudades do meu povo.

  5. Anônimo disse:

    Minha cidade minha terra me orgulho muito de ter nascido e me criado nessa cidade maravilhosa.
    Orgulhosa de ser Itapetinguense

  6. Aline Pereira disse:

    Não nasci aqui em Itapetinga mais me sinto orgulho de ser criada aqui nessa cidade maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *