Bahia: Segunda via de RG pode ser solicitada por aplicativo; leia mais…

Foto : Genice Damasceno / SSP-BA

Plataforma RG Expresso, lançada hoje, está disponível para cidadãos que tenham tirado a última carteira de identidade há no máximo dois anos. Os cidadãos baianos já podem solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem sair de casa, por meio da plataforma RG Expresso, lançado hoje (22) pela Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA) em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb).

Através do aplicativo ou do portal SAC Digital, será possível solicitar ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) a emissão de um novo documento e resgatá-lo em um dos postos SAC cadastrados de Salvador, em até cinco dias úteis.

Ao fazer o pedido online, o cidadão deve informar o posto SAC de preferência para retirada do documento. Inicialmente, os postos dos Shoppings Barra, Bela Vista, Salvador, da Bahia e Paralela, além dos postos de Pernambués e Liberdade estão disponíveis para a retirada dos documentos. Depois, é só emitir e pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 37,77 e comparecer ao SAC escolhido na data prevista no protocolo.

Para usar o serviço, é necessário que a última carteira de identidade tenha sido emitida há no máximo dois anos e que o cidadão já possua todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, o documento só pode ser retirado pelo próprio titular, que vai precisar autenticar a biometria.

Por se tratar de um documento reimpresso, o RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. Segundo dados do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), cerca de 2 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento.

Por Metro1

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.