HIDRELÉTRICAS OPERAM COM MENOR NÍVEL EM RESERVATÓRIOS DESDE 2000, DIZ ONS…

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta sexta-feira (15) que hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país operam com a menor capacidade de geração de energia elétrica desde início da série histórica. Segundo ONS, as operações acontecem com cerca de 16,8% da capacidade, o menor índice de geração desde 2000.

No dia 15 de outubro de 2001, por exemplo, data em que vigorava o racionamento de energia elétrica, as usinas operavam com 21% da capacidade.

Desde o início do ano, o país passa pela pior crise hídrica em 91 anos. A falta de chuvas provocou a redução dos níveis de reservatórios e acabou prejudicando o fornecimento de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para tentar frear a situação, aumentou a bandeira tarifária para o consumidor e opera ao nível de escassez hídrica. A agência também cobra a bandeira vermelha patamar 2 dos consumidores, a mais cara.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (14) que pedirá ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) para reduzir a bandeira tarifária de novembro. No entanto, Albuquerque não tem influência sobre as decisões da Aneel, que deverá manter a bandeira vermelha até o fim deste ano.

Embora o governo negue, especialistas acreditam na possibilidade de racionamento de energia elétrica ou até mesmo apagões no começo de 2021. O Palácio do Planalto chegou a sugerir o racionamento voluntário e criou um programa para oferecer descontos aos consumidores que economizarem energia. IG ECONOMIA 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *