IBAMETRO E POLÍCIA CIVIL DEFLAGRARAM OPERAÇÃO BALANÇA LEGAL EM ITAPETINGA…

OPERAÇÃO BALANÇA LEGAL (2)Na Manhã de sábado, 11/06, a Operação Conjunta Balança Legal fez batida para busca e apreensão de balanças irregulares na Central de Abastecimento de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia… Equipes compostas por efetivos da Polícia Civil da Delegacia Territorial de Itapetinga e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), efetuaram a retenção de balanças irregulares detectadas a partir do levantamento realizado pelo IBAMETRO.

“Com o crescimento da procura dos consumidores pelos produtos comercializados em feiras livres em razão dos preços mais em conta se fez necessária o planejamento e realização da operação balança Legal para retirar do mercado de consumo as balanças que não atendem as regras consumeristas”, explica o Superintendente do PROCON-BA, Marcos Medrado.
O IBAMETRO, órgão delegado do INMETRO na Bahia, identificou que balanças irregulares estão sendo largamente utilizadas em feiras livres baianas, gerando prejuízos aos consumidores e a sonegação fiscal. “Esses comerciantes estão utilizando balanças que não preenchem os requisitos de um instrumento aprovado pelo INMETRO, bem como balanças fraudulentas que ostentam logomarca de empresas fabricantes de balanças autorizadas”, explica o diretor-geral do órgão, o advogado Luiz Freire.

Conforme o IBAMETRO, a retenção de balanças irregulares está amparada na Portaria 236/94 que normatiza o funcionamento dos diversos tipos de balança aprovados pelo INMETRO no Brasil e pela Lei 9933, que dispõe sobre as atribuições do INMETRO. Desta forma, os comerciantes serão notificados, bem como estarão sujeitos ao pagamento de multas que podem chegar a R$1,5 milhão.

Em Itapetinga, cinco pessoas prestaram depoimento na Delegacia de Polícia e vão responder a “bronca” em liberdade… As balanças irregulares foram apreendidas…

OPERAÇÃO BALANÇA LEGAL (1) OPERAÇÃO BALANÇA LEGAL (4)OPERAÇÃO BALANÇA LEGAL (3)

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *