INFOGRIPE MOSTRA GRANDE AUMENTO NOS CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA…

Novo boletim Infogripe, da Fiocruz, mostra um aumento de 23% na média móvel do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na última semana. Foram cerca de 19,3 mil novos casos contra 15,8mil na primeira semana do ano. Os dados comprovam “sinal forte de crescimento”.

Dentre os casos positivos deste ano, 22,6% são Influenza A, 0,2% Influenza B, 3,6% vírus sincicial respiratório (VSR), e 64,4% Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 40,1% Influenza A, 0,5% Influenza B, 5,6% vírus sincicial respiratório, e 47,3% Sars-CoV-2 (Covid-19).

Todos os estados que apresentam sinal de crescimento forte na tendência de longo prazo, exceto Rondônia, que apresenta sinal moderado. Em relação às capitais, 24 das 27 indicam crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a segunda semana de 2022.

Apenas Rio, Boa Vista e Salvador não dão sinais de crescimento. No entanto, a capital fluminense aumento no curto prazo (últimas três semanas).  A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 17 de janeiro.

“Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento anterior à semana epidemiológica 52 de 2021 (26/12/2021 a 1/1/2022) e a SE 2 de 2022 (2/1/2022 a 8/1/2022), deixando claro que tal cenário é ainda anterior às celebrações de final de ano. No Rio de Janeiro, onde a houve distância maior entre o início da epidemia de Influenza e a retomada do crescimento da Covid-19, que levou a uma oscilação no número de novos casos no mês de dezembro, observa-se que o crescimento da Covid-19 já se sobrepõe à queda nos casos associados à gripe, fazendo com que os novos casos de SRAG mantenham sinal de crescimento”, ressalta o pesquisador Marcelo Gomes, coordenado do InfoGripe.

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *