ITAPETINGA EM FATOS E FOTOS / LÊNIO BRAGA, SEU NOME NA HISTÓRIA…

Lenio-Braga-retrato-2

LENIO BRAGA / Pintor, Desenhista, Artista Gráfico e Escultor.

 

Lenio Braga produziu obras artísticas bastante diversificadas na segunda metade dos anos 1950 e na década de 1960, como pintor, desenhista, artista gráfico, escultor, gravador e fotógrafo. É autor de murais em mosaico e em cerâmica para as Estações Rodoviárias de Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, um oratório em Irará, e peças artísticas e decorativas em pedra, metal e madeira para a Capela do Menino Jesus, em Itapetinga, também na Bahia.

I M

Nasceu no Paraná, porém, cresceu e iniciou seus estudos em São Paulo, tendo vivido na Bahia e no Rio de Janeiro. Produziu arte por apenas 17 anos (de 1956 a 1973), mas tempo suficiente para destacá-lo como um criador inquieto que celebrava a irreverência e a ironia em muitas de suas obras, mediante utilização de colagens de revistas, de elementos da Pop Art e do recurso da apropriação de imagens da história da arte. Estas estratégias criativas lhe valeram o Prêmio Nacional de Pintura da I Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia (Bienal da Bahia), em 1966.

Cruz-Capela Cruz-Capela-1 Pia-igreja

HISTÓRIA DA CAPELA DO MENINO JESUS 

Construída entre os anos de 1964 e 1967, a pequena Capela de Pedra contém diversas peças feitas por Lenio, incluindo o cruzeiro em pedra sabão, a imagem do Menino Jesus, a Pia Batismal, entre outras.

A ideia de construir a Capela foi do Sr. Juvino Oliveira e contou com o trabalho dos arquitetos Guarani Araripe, Alberto Hoisel e Yoshiakira Katsuki, do engenheiro Fidelino Ribeiro, de Lenio, que fez as peças artísticas e decorativas, e do mestre de obras Gilberto Assis.

Localizada na Fazenda Bela Vista, a pouco mais de 01 km do centro da cidade, entrada na via de acesso ao aeroporto municipal pela Avenida Izai Amorim (Próximo ao Parque de Exposições Juvino Oliveira). A Igrejinha de Pedra é uma excelente opção de lazer, a começar pela exuberância do lugar, arvores frondosas, o verde, o belo jardim, paisagens maravilhosas, além da localização de fácil acesso.
I  M
Além da Igreja construída toda em pedra rocha e pedra sabão, o visitante ainda conta com o Memorial Juvino & Laura Oliveira e uma Capela no interior da Igrejinha, que faz você viajar no tempo, revivendo um pouco da história desses Pioneiros, que em muito contribuíram com o crescimento do nosso município.
I M
Vale ressaltar que a Família de Juvino Oliveira preserva a história ao longo dos anos, mantém a administração com recursos próprios, manutenção do local, pagamento de funcionários, investimentos em material e equipamentos para fazer do local um verdadeiro Cartão Postal, mantendo viva a História de Itapetinga e do ex-prefeito que muito fez por esta terra (JUVINO OLIVEIRA).
I M
Todos os domingos e feriados o local é aberto para visitação, aproveite para conhecer um pouco dessa beleza bem pertinho de Você. Veja as imagens através das lentes do Itapetinga na Mídia. Fotos: Sizinio Neto

Link: http://www.itapetinganamidia.com/wp-admin/post.php?post=26542&action=edit

 

FOTOS EXUBERANTES DO LUGAR…

Lugar exuberante.
Chegada ao Memorial.
O verde é predominante.
O Memorial em meio ao verde do Jardim.
Área da Igrejinha de Pedra – Passagem de uma nuvem.
Estrada de acesso à Igrejinha de Pedra.
Memorial Juvino & Laura Oliveira.
O verde do Jardim.
Lugar muito Lindo!
Entrada da Igrejinha de Pedra.
Memorial da Família do Saudoso Juvino Oliveira.
Memorial Juvino & Laura Oliveira.
Capela do Menino JESUS.
Simplesmente Lindo!
Igrejinha de Pedra (Capelinha).
Igreja construído em pedra.
Igrejinha mostrada de outro ângulo.
Demais essa Igrejinha de Pedra!!!
Lateral da Igreja (fundos).
Linda Paisagem.
Vista do alto da Igreja.
Paisagem Maravilhosa!!!
Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *