ITAPETINGA EM FATOS E FOTOS / VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA ETMISA?

ANTIGA ETMISA (PRIMEIRA EMPRESA DE ÔNIBUS) DE ITAPETINGA.

ônibus-da-Etmisa

Ônibus da empresa ETMISA, com destaque para o cobrador “Coreto” (E) e seus colegas Rubens (C) e Ivo (D), em foto de 1968.

No antigo prédio do Lindoya, situado na Praça Barão do Rio Branco, existia uma agência (naquela época – anos 50/60 – não existia a Rodoviária de Conquista) que vendia passagens de ônibus da linha Conquista/Itabuna chamada ETMISA (Empresa de Transportes e Melhoramentos de Itapetinga S.A.), pertencente ao dentista Vespasiano da Silva Dias.

Vespasiano nasceu no dia 24 de março de 1921, na Vila de Sussuarana (Tanhaçu-Ba); formou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 5 de outubro de 1946. Casou-se com Nair Alves de Oliveira Dias, filha de Juvino Oliveira e Laura Alves dos Santos Oliveira.

Residiu em Vitória da Conquista de 1946 até 1951, quando veio morar em Itapetinga. Em Vitória da Conquista exerceu a profissão de dentista, foi vereador e um dos fundadores do Rotary Club de Vitória da Conquista em 6 de fevereiro de 1947. Vespasiano foi diretor comercial da COELBA no Governo Luiz Viana Filho, entre 1966 e 1970.

Em Itapetinga, foi professor de Ciências do Centro Educacional Alfredo Dutra em 1953 e de Biologia na Escola Normal Jovino Oliveira. Foi ainda diretor-presidente da ETMISA, além de pecuarista e um dos fundadores da Loja Maçônica Amor e União Itapetinguense e da Associação Rural de Itapetinga, bem como primeiro presidente do Clube Social de Itapetinga.

Ingressou na política elegendo-se vereador pelo Partido Social Democrático – PSD, entre 1947 e 1950, em Vitória da Conquista e vereador novamente pelo PSD, entre 1955 e 1958, em Itapetinga (BA). Eleito deputado estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) entre 1959 e 1963 e reeleito pelo mesmo partido para o mandado de 1963 a 1967. Faleceu no dia 5 de outubro de 1979, no Rio de Janeiro.

Uma Colaboração: tabernadahistoriavc.com.br/

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

8 thoughts on “ITAPETINGA EM FATOS E FOTOS / VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA ETMISA?

  1. Walter disse:

    Encontrei dentro de um livro uma passagem da Etmisa datada de 1968. parece um livreto muito bonitinha e em perfeito estado de conservação. Gostaria de saber se a empresa inda existe. Obrigado.

  2. zeliaAraujo ferraz disse:

    A muitos anos que não existe mais esta E mpresa .depois dela teve Sulba e agora Rota transporte.Tenho um irmão que trabalhou muitos anos na ETMISA.estamos muito bem c
    servidos com A rota .

  3. zeliaAraujo ferraz disse:

    Walter tem bastante anos que esta empresa acabou aqui itapetinga ,temos agora Rota trasporte

  4. Hernando Cardoso disse:

    Viajei mtas vezes elnesses ônibus da ETMISA,eu ainda criança estudava em conquista e meu avô comprava a passagem e recomendava ao motorista para me deixar no posto onde o meu pai estaria me esperando,não tiamos comom comunicinar na época e tudo isso era combinado sempre um mês antes,meus pais moravam no catolezinho e agente ia a cavalo da entrada de Caatiba conhecido como os 200 e pecorria amontado mais 12 km eu tinha apenas de 7 para 8 anos de idade.saudades kkkk

  5. marialda disse:

    Recordar é viver,velhos tempos que não voltam mais.

  6. marialda disse:

    Recordar é viver,velhos tempos que não voltam mais!

  7. EDMON BITTENCOURT disse:

    Walter: A ETMISA foi comprada pela SULBA, que assumiu a maior parte das linhas.
    Abraços.
    P.S. Gostaria de vender a passagem?!

  8. EDMON BITTENCOURT disse:

    A ETMISA S/A surgiu em 1951, depois de um desentendimento com o proprietário da VIAÇÃO CONQUISTENSE que fazia linha para Itapetinga. Um grupo de empresários da cidade reuniu-se e formou a nova empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *