ITAPETINGA: SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO FOI REALIZADA COM ÊXITO…

Família COMUTRAN ladeada pelo prefeito em exercício Renan Pereira e o vereador Jair Saloes.

Durante os dias 05 e 09 de agosto aconteceu em Itapetinga, sudoeste da Bahia, a 1ª Semana Municipal de Trânsito, com o objetivo mobilizar, educar e informar sobre a conscientização de um trânsito mais seguro, onde o respeito à sinalização e aos pedestres é de suma importância para um trânsito mais seguro.

Durante a semana várias atividades foram desenvolvidas. No dia 05 pela manhã, a solenidade de abertura aconteceu na loja maçônica Amor e União Itapetinguense, com a presença do prefeito em exercício Renan Pereira, Sr. Cláudio Souza (Coordenador da COMUTRAN), secretários municipais, sub comandante da Polícia Militar – 8ª CIPM, Cap PM Arivan Santana, Dr. Fabrício Moreira (Presidente da OAB Sub-Seção Itapetinga), GCM Weltmo Vieira (Comandante da Guarda Municipal), SubTenente Schultz (Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06023 e 50 atiradores), Alexandre Santana (Chefe da Brigada de Incêndio e Emergência da Vulcabras/Azaléia),  vereador Jair Saloes (autor do projeto que criou a Semana Municipal de Trânsito),  representantes de várias instituições e pessoas da comunidade local.

MINI CIDADE da COMUTRAN na Semana Municipal de Trânsito.

De 05 a 09 de agosto, a promotora do evento (COMUTRAN) instalou a Mini Cidade na lateral da loja maçônica para receber alunos das redes municipal e particular de ensino, onde a Mini Cidade foi montada, sinalizada, incluindo a sinalização eletrônica, disponibidade de mini motos motorizadas pra ensinar as crianças noções básicas sobre como se comportar no trânsito e utilização das vias, palestras numa linguagem de fácil compreensão e aulas práticas e teóricas…

Como programação da Semana Municipal de Trânsito foram realizadas Blits Educativas no centro da cidade (distribuição de panfletos e adesivos da campanha), fóruns e debates sobre o tema: “Minha escolha faz a Diferença no Trânsito” /  “Eu sou mais Um por um Trânsito mais Seguro”.

Encontro com as Forças de Segurança Pública, Privada e Correlatas no fórum local durante a Semana Municipal de Trânsito.

Na quinta e sexta-feira, dias 08 e 09, o salão do tribunal do júri sediou dois eventos importantíssimos, o primeiro um Encontro com as Forças de Segurança Públcia, Poder Público, Defesa Social e Segurança Privada (Polícia Militar 8ª CIPM  / Polícia Civil – 21ª COORPIN / Guarda Municipal / Bombeiros Civis / Ministério Público / Poder Judiciário / Prefeitura Municipal / Poder Legislativo / COMUTRAN / Grupo de Resgate Anjos do Asfalto / Sparta Segurança Privada e Serviços) para discussão do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).

O evento serviu para as instituições divulgar suas ações no município no âmbito da Segurança Pública, avaliar as ações integradas e fomentar um Plano Municipal de Segurança Pública envolvendo todas as forças e segmentos da sociedade. Participaram desse debate todos os representantes das instiuições acima descritas. Ao final da discussão, o coordenador da COMUTRAN, Sr. Cláudio Souza propôs uma reunião com todos os representantes em data a ser agendada para que cada um apresente ideias para elaboração do PMSP (Plano Municipal de Segurança Pública).

Evento da Semana Municipal de Trânsito também prestigiou as Mulheres.

Na sexta-feira, 09, sem sair dos temas Trânsito e Segurança Pública, foi a vez da mulher participar do Debate com inúmeras autoridades especialistas no assunto. Várias discussões sobre a Mulher no Trânsito e seus Desafios, Grávida a bordo, Maria da Penha, Patrulha Maria da Penha, A Mulher na Atualidade, Profissões admiradas e exercidas por Elas, entre outros…

Palestrantes: Carlos Alberto Jesus (Especialista em Segurança no Trânsito / Chefe de Engenharia de Tráfego da COMUTRAN), Dra. Isnara Martins (Perita Criminal há 20 anos / Coordenadora da CRPT – Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Itapetinga) / SubTenente PM Velânia Amaral – 8ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar / Dra. Karina Freitas – Advogada e Tutora do Curso de Segurança Pública da UNOPAR Pólo Itapetinga que ministrou uma Palestra sobre a Lei Maria da Penha e foi aplaudida pela plateia / Sr. Mateus Borges – Diretor Presidente da Sparta Segurança Privada e Serviços / Sr. Vítor Gama  (Enfermeiro renomado com cursos de Especialização na área de Saúde, inclusive ministrou uma palestra sobre o tema “Mulher Grávida a Bordo”, com muita propriedade e domínio, com a utilização de slides, vídeos, recebeu inúmeros elogios pela sua atuação na área) / GCM Weltmo Vieira – Cmt da GM de Itapetinga / Alexandre Santana – Chefe de Bombeiros Civis e Brigada de Incêndio e Emergência da Vulcabrás-Azaléia / SubTenente PM Schultz – Comandante do Tiro de Guerra  06023  6ª Região Militar /  outros.

O encerramento fechou com a distribuição do fardamento novo para todo efetivo da COMUTRAN, incluindo os Departamentos: DET – Divisão de Engenharia de Tráfego / SET – Setor de Educação para o Trânsito / DOFT – Divisão de Operações e Fiscalização de Trânsito / Administrativo. Reportagem: Sizinio Neto

Registro Fotográfico

 

 

 

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.