JANEIRO ROXO: PRECISAMOS FALAR SOBRE HANSENÍASE…

Janeiro tornou-se o mês de conscientização da Hanseníase. A data foi instituída com o intuito de chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e tratamento dessa doença.

O Brasil é o 2º  país no ranking mundial da hanseníase, atrás apenas da Índia. Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia, a desinformação e o preconceito são os grandes vilões responsáveis por este cenário. Em Itapetinga anualmente são diagnosticados cerca de 15 novos casos de hanseníase.

Mas o que é a Hanseníase?

É uma das enfermidades mais antigas do mundo; é infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A hanseníase tem uma evolução lenta e os sinais e sintomas podem levar de 3 a 7 anos para se manifestar.

Quais são os sinais e sintomas da hanseníase?

É uma doença que afeta os nervos e o indivíduo pode apresentar manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas na pele, pode haver queda dos pelos e alteração da sensibilidade nas manchas, além de dores nas articulações e formigamento.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre através das vias aéreas de pacientes sem tratamento. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir. Estudos apontam que a maioria das pessoas que entram em contato com a bactéria da hanseníase não desenvolve a doença.

Como é feito o diagnóstico da Hanseníase?

O diagnóstico é feito com exame clínico através de uma avaliação dos sinais e sintomas e alguns exames complementares podem ser feitos como baciloscopia e biópsia.

A hanseníase tem tratamento?

Sim, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral de uso diário, o tratamento pode ser de 6 meses para pacientes com poucos bacilos (paucibacilares) e 12 meses para pacientes com muitos bacilos.

Onde funciona esse serviço em Itapetinga?

No município de Itapetinga o serviço de avaliação e tratamento da Hanseníase é feito na Fundação Juvino Oliveira, situada no prédio da Laja Maçônica Amor e União, localizado na praça Dairy Valley. A unidade conta com profissionais capacitados para o atendimento e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h. Fonte: Ascom da prefeitura de Itapetinga www.itapetinga.ba.gov.br

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *