MATÉRIA SOBRE SECA NA REGIÃO – CEMITÉRIO DE GADO GANHOU REPERCUSSÃO NACIONAL…

Itapetinga é uma das 149 cidades em situação de emergência no estado. De janeiro até junho, 30 mil animais morreram na região devido à estiagem.

GADO MORTO

A estiagem prolongada que atinge há 10 meses a região de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, tem provocado a morte de milhares de bovinos, gerado impacto na produção de leite e resultado em demissões. O município é uma das 149 cidades que estão em situação de emergência por causa da seca do estado, considerada a pior dos últimos 30 anos.

Gado (3)
Cerca de 30 mil animais morreram na região de janeiro a junho. (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Fazendas da região viraram verdadeiros ‘cemitérios’ de bovinos. O gado morre devido à falta de comida, já que, com a estiagem prolongada, o capim não resiste e a pastagem seca. A situação é tão grave que, de janeiro até junho desse ano, 30 mil animais morreram na região. Com isso, Itapetinga caiu da segunda para a quarta posição entre as cidades da Bahia com os mai

ores rebanhos de bovino. Os criadores afirmam que, agora, o principal desafio é salvar os animais que ainda resistem. “A gente dá duro todo os dias, de sol a sol para alimentar esse rebanho e o rebanho vai só definhando, morrendo, e a gente não pode fazer nada, a não ser esperar a misericórdia de Deus”, destaca o pecuarista Aete Cardoso, que diz já ter perdido 100 cabeças de gado.

Gado (4)
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

Quem vive da pecuária não esconde a preocupado com a situação. “A diminuição é muito grande do rebanho, além disso cresce o desemprego na região em função exatamente desta seca. E ainda estamos a quatro ou cinco meses do período de chuva”, destacou Edson Nunes.

A chuva fina que caiu nos últimos dias na região não foi o suficiente para amenizar a situação e, além disso, a previsão é de mais estiagem nos próximos três meses. A produção de leite na cidade também foi afetada. Antônio Rodrigues, presidente de uma cooperativa de leite da região, afirma que a captação caiu 60%, o que forçou a demissão de seis funcionários nos últimos meses. “Se persistir [a estiagem], vamos continuar enxugando [o quadro de funcionários]. Ou a gente demite, ou teremos que fechar a fábrica”, destacou.

[Acesse o catálogo de vídeos e assista às reportagens do BATV]

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *