MEIO AMBIENTE…ÁREAS URBANAS SE TRANSFORMAM EM LIXÕES…

TERRENO LIXEIRA  (24)A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.

Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem (onde funciona) e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de “garimpagem” dos catadores de lixo.

TERRENO LIXEIRA  (24)

Final da Rua Vinícius de Morais (Agarradinho)

Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.

Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) são transformadas em tecido para fazer calça jeans; uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo; depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, para-choques; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la; diversos tipos de papéis podem ser reciclados 7 vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

Uma nova consciência

DENÚNCIA MATERIA 17

Entrada de acesso as Torres de Comunicação / Clodoaldo Costa

Estamos vivendo uma época de grandes transformações: sociais, econômicas, políticas, ambientais, etc. Estas mudanças que estão acontecendo nem sempre são positivas, como quando o pobre fica cada vez mais pobre, o político fica cada vez mais corrupto, a economia mais decadente com o desemprego e com a falta de recursos para atender as necessidades da população, e o meio ambiente cada vez mais poluído e devastado. Desta forma, cai a qualidade de vida urbana e ocorre um descaso muito grande com o meio ambiente, tornando-o cada vez mais danificado.

Encarar de frente os problemas ambientais é essencial, pois é dele que depende a qualidade de vida da população. É preciso que as pessoas conscientizem-se de preservar o meio ambiente pois isto sim trará inúmeras melhorias em nossa qualidade de vida.

DENÚNCIA MATERIA 8A sociedade pode unir-se e exigir dos órgãos governamentais uma fiscalização das empresas que geram poluição, lixo tóxico, que ocasionam a falta de saúde da população em geral.

A economia pode voltar-se para o incentivo à reciclagem, ao reflorestamento, dando oportunidade às empresas que estão inseridas no contexto do meio ambiente, gerando mais empregos. Os políticos deveriam apresentar projetos de preservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida.

Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida. Este sim, seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.

Em Itapetinga está faltando consciência ambiental …

TERRENO LIXEIRA  (3)Em Itapetinga, por exemplo, muita gente não tem dado importância para a questão do meio ambiente. Quanto pior, melhor! Pessoas insistem em transformar todo terreno baldio em lixeira, depositando lixo, entulho, material que não se decompõem em contato direto com o solo, além de causar um aspecto de sujeira em algumas localidades urbanas.

Na margem da BA-263, do lado direito, no sentido Parque da Lagoa / Brasil-gás, em toda sua extensão, encontramos lixo doméstico, resto de construção, descarte de móveis e utensílios do lar, sem contar que esse material acaba caindo na vala e aos poucos vai ser despejado no Rio Catolé, além de se espalhar pela pista e acumular nas vias públicas da cidade.

Outra área que encontramos uma lixeira fica localizada aos fundos do Complexo Policial de Itapetinga, na divisa com a muralha da Escola de 1º Grau Maria Amélia, onde parte do muro foi destruído, as pessoas começaram a utilizar como atalho, criando dois ramais, um de acesso a frente do Complexo Policial e o outro de acesso a Ecosane.

Este local foi transformado numa verdadeira lixeira, pois estão depositando lixo doméstico, animais mortos, descarte de móveis e utensílios do lar, resto de construção, entre outros…

Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (28) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (24) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (19) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (15) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (14) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (13) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (11) Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (10)

Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (9)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (8)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (7)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (6)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (5)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (4)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (3)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (2)TERRENO LIXEIRA  (13)TERRENO LIXEIRA  (14)TERRENO LIXEIRA  (15)TERRENO LIXEIRA  (16)TERRENO LIXEIRA  (19)TERRENO LIXEIRA  (22)TERRENO LIXEIRA  (23)Denuncia de lixo na estrada de D. Nana em 28 - 2014  (1)TERRENO LIXEIRA  (10)TERRENO LIXEIRA  (9)TERRENO LIXEIRA  (7)TERRENO LIXEIRA  (6)TERRENO LIXEIRA  (5)TERRENO LIXEIRA  (1)DENÚNCIA MATERIA 12DENÚNCIA MATERIA 11DENÚNCIA MATERIA 10DENÚNCIA MATERIA 14DENÚNCIA MATERIA 17DENÚNCIA MATERIA 2DENÚNCIA MATERIA 3DENÚNCIA MATERIA 4DENÚNCIA MATERIA 5DENÚNCIA MATERIA 9DENÚNCIA MATERIA 9DENÚNCIA MATERIA 8

Vale ressaltar que a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Itapetinga tem efetuado limpeza em áreas como essas denunciadas na matéria, a cada 15/20 dias, utilizando todo material humano e equipamento da referida secretaria, mas o povo insiste em continuar poluindo o meio ambiente sem nenhuma preocupação com o dano causado a todos nós…



Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *