ONU ALERTA PARA NÍVEL “PREOCUPANTE” DO ENDIVIDAMENTO BRASILEIRO…

A pandemia foi cruel para o orçamento das famílias brasileiras. Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um braço institucional da ONU, sete em cada dez lares brasileiros se endividou de abril de 2020 até hoje, cenário considerado “preocupante” pela agência. A conclusão do relatório, divulgado nesta segunda-feira (21), foi obtida com exclusividade pela CNN.

O levantamento diz ainda que 43,2% desses núcleos familiares não devem conseguir honrar os compromissos financeiros. Com o orçamento das famílias como um dos principais motores do PIB,  o relatório diz que a economia do Brasil presenciará “variados desafios econômicos e sociais uma vez que muitas dessas pessoas poderão enfrentar dificuldades para se inserir ou permanecer no mercado consumidor”.

O estudo sugere que o poder público atue no sentido de possibilitar meios para que essas pessoas renegociem suas dívidas. Entre as soluções, a ONU aponta alta no orçamento familiar como “única saída”.

Outra resposta para o “endividamento endêmico” é a regulamentação de um programa de educação financeira em âmbito nacional para toda a população.

“Pensar na realocação do cidadão no mercado de consumo beneficia não somente o desenvolvimento do país, mas também o desenvolvimento humano — em dimensões que ultrapassam impactos econômicos”, afirmou o representante residente adjunto do PNUD, Carlos Arboleda.

O relatório da PNUD foi feito em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Link deste artigo: https://economia.ig.com.br/2022-02-21/onu-alerta-endividamento-brasil.html

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.