Plebiscito poderá decidir sobre o fim do voto obrigatório no Brasil…

Está em análise na Câmara projeto que convoca o eleitor a se manifestar sobre o tema. Confira a entrevista do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), autor da proposta.

“Você é a favor da adoção do voto facultativo no Brasil?”. Essa é a pergunta que poderá ser feita ao eleitor, no primeiro turno das eleições presidenciais do ano que vem, caso seja aprovado o projeto de decreto legislativo que convoca o eleitor a se manifestar sobre a obrigatoriedade do voto.

O voto no Brasil é obrigatório desde a Constituição de 1824. A atual Constituição traz essa obrigatoriedade para todos os cidadãos, exceto para os analfabetos; os menores de 16 e 17 anos; e para os idosos maiores de 70 anos.

Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra convidou o autor da proposta do plebiscito, deputado Celso Pansera, do PMDB do Rio de Janeiro. Segundo ele, o voto obrigatório não garante solidez à democracia.

Na entrevista, Celso Pansera destacou que, dos 236 países em que há eleições, apenas em 31 o voto é obrigatório e, em alguns deles, para eleições específicas. Ou seja, quase a totalidade dos países desenvolvidos na América do Norte, na Europa e, também, alguns vizinhos do Brasil, como Colômbia e Chile, facultam seus eleitores de irem às urnas.

Celso Pansera pretende fazer com que a comissão especial criada para analisar a reforma política seja responsável, também, por analisar o plebiscito.

Ouça o áudio completo da entrevista / Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *