POLÍCIA MILITAR ESTREITA LAÇOS COM A COMUNIDADE DE ITAPETINGA…

PM Operação - 68ª Companhia Independente da Polícia Militar  (8ª CIPM), com sede em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, com atuação no Território Médio Sudoeste. Estabelecer uma relação de confiança segura entre pessoas está se tornando raridade no atual estágio da sociedade, em que o ambiente virtual está se sobrepondo ao real/físico. Mais tormentoso ainda entre cidadãos e órgãos públicos. Porém, devemos vencer mais esse obstáculo sedutor que infelizmente desagrega mais do que agrega. E na Polícia Militar não é diferente. Mas a cada dia ela tenta se aproximar mais do cidadão. Imaginem se a PM não existisse, faria falta? Logicamente que os súditos do mal aplaudiriam.

Importante pontuar, primeiramente, a ação meritória que cada integrante da corporação executa na sua árdua e incessante luta sobre o mal, sacrificando a própria vida; pois são atitudes que honram a própria existência da Polícia Militar. É um escudo da sociedade baiana. A satisfação de poder salvar uma vida não tem preço e a comunidade tem acreditado nessa corporação; sempre à disposição do cidadão.

Logo, pensar em segurança pública é atribuí-la uma atividade criativa, devendo ser realizada em parceria (polícia + cidadão), fomentando a interatividade. A transparência nas ações deve ser recíproca. O planejamento obrigatoriamente deve ser compartilhado, dividindo responsabilidades entre PM e comunidade. Não se vence uma guerra sozinho. A união faz a força.

Dentre as variadas atividades da Força Armada do Estado está em retribuir o mal praticado conforme a necessidade, onde de uma simples advertência verbal ao confronto letal são suas possibilidades; ou seja, usa-se primeiramente de instrumentos não letais até um confronto armado, graduando progressivamente a força empregada para fulminar o perigo iminente. Lógico que poupar vidas sempre será o primeiro fim almejado. É um patrimônio indelével dos baianos. 24 horas por dia à disposição de qualquer cidadão. É um orgulho dos baianos.

A Polícia Militar também aconselha. Dialoga com a comunidade. Socializa suas ações. É transparente em seus dados. Realiza periodicamente reuniões comunitárias, porque ela está a cada dia aproximando de você. Contribua. Busque maiores esclarecimentos sobre segurança pública. Aprofunde seus conhecimentos. Cumprimente um policial. Dê um bom dia. Um aperto de mão. Um abraço. Quebremos paradigmas que só distanciam a polícia do cidadão.

É essencial salientar que a eficiência dos resultados (polícia preventiva) reflete o grau de participação da comunidade para sua execução. Quanto mais próximo da polícia estiver o cidadão menor será sua ação repressiva, consequentemente maior a sensação de segurança. Prevenção é o resultado a ser alcançado, sendo que a filosofia de policiamento comunitário reflete um serviço completo e personalizado de segurança pública, tangível e mensurável a olho nu. Fomentemos. Abusemos dessa ferramenta integradora.

Itapetinga e as demais cidades do Território Médio Sudoeste têm contado com a Polícia Militar que busca desenvolver ações integradas (Sede, Pelotões, Destacamentos). O PROERD, Rondas Ostensivas, Patrulhamento Específico, Cumprimento a Mandados de Prisões, Serviço de Inteligência, Canal de Comunicação (Whatsapp), Vídeo Monitoramento através da CIVITA, Capacitação da Tropa, Valorização da Tropa, entre outras, são ferramentas que a 8ª CIPM tem disponibilizado para se aproximar ainda mais da Comunidade…

Ações desenvolvidas: Dezenas de Prisões em Flagrante, Apreensão de grande quantidade de drogas (crack, maconha, cocaína), produtos de roubo (principalmente celulares), armas de fogo de vários calibres (revólveres, pistolas, espingardas), munições intactas e deflagradas, apreensão de adolescentes infratores, intensificação de Blitz em pontos estratégicos, dialogar com a Comunidade, apurar as Denúncias recebidas via Canal de Comunicação (Whatsapp da Companhia ou Disk Denúncia 190), intensificação das Operações de Combate ao tráfico de drogas e outros crimes, diálogo aberto e parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, entre tantas outras ações valorosas dessa corporação que proporciona Segurança para a população.

Recentemente a 8ª CIPM ganhou um novo Comandante, trata-se do Major PM Edmário Silva que substituiu o Major PM José Andrade Souza Júnior que foi comandar a direção do novo presídio de Vitória da Conquista. Assim como os demais  comandantes da 8ª CIPM, o Major PM Edmário afirmou que vai investir da Tropa da Companhia, inclusive já buscou parceria com o Policiamento especializado através do CPR-Sudoeste (Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia) para capacitar a tropa de Itapetinga e região (principalmente o PETO e ROTAM)…

Parabéns aos Guerreiros que amam a farda dessa corporação e trabalham com tamanha dedicação!. Aos integrantes da 8ª CIPM que não medem esforços para zelar pela Segurança de nossa cidade e dos demais municípios do Território Médio Sudoeste, deixamos aqui a nossa singela homenagem…

Registro Fotográfico da Fanpage da 8ª CIPM no Facebook…

PM Operação - 61

Policiais Militares da Reserva (Aposentados) foram homenageados pela 8ª CIPM de Itapetinga…PM OCORRENCIA 1 PM OCORRENCIA PM Operação - 1 PM Operação - 2  PM Operação - 4 PM Operação - 5 PM Operação - 6 PM Operação - 7 PM Operação - 8 PM Operação - 9 PM Operação - 10 PM Operação - 11 PM Operação - 12 PM Operação - 13 PM Operação - 14 PM Operação - 15 PM Operação - 16 PM Operação - 18 PM Operação - 19 PM Operação - 20 PM Operação - 21 PM Operação - 22 PM Operação - 23 PM Operação - 24 PM Operação - 25 PM Operação - 26  PM Operação -

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Um pensamento em “POLÍCIA MILITAR ESTREITA LAÇOS COM A COMUNIDADE DE ITAPETINGA…

  1. Gerson Daniel de Itarantim disse:

    Parabéns para a nossa Polícia Militar pelos bons serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *