PREFEITURA REALIZA LEVANTAMENTO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI…

No último dia 13 de setembro, a Secretaria de Saúde iniciou o 3° ciclo do levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

A atividade é executada pelos Agentes de Endemias do município em visitas às residências para a realização das vistorias. O coordenador do departamento, Márcio Ribeiro, e o Supervisor Geral de Campo, Daniel Sampaio explicam que “esse trabalho é necessário para averiguar os possíveis focos do mosquito. O intuito é evitar a proliferação e ampliar a atenção em determinadas áreas. Para isso os munícipes devem estar atentos, receber e cooperar com toda a equipe”, explicam.

Durante as visitas, os Agentes orientam sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, reservatórios e limpeza das paredes internas. Através do trabalho educativo de orientação é possível reduzir os focos do mosquito.

Após a conclusão do levantamento, composto por 4 ciclos, serão montadas estratégias para conter a proliferação dos mosquitos e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, de forma mais incisiva no combate à dengue e chikungunya.

A Diretora de Vigilância em Saúde do município Karen de Souza, explica a importância do levantamento desses dados. “A avaliação epidemiológica nos bairros colabora para identificar, através do levantamento, os focos do mosquito. Após o recolhimento das informações encaminhamos o relatório para o Estado, onde outras medidas de controle poderão ser planejadas, visando sempre reduzir o vetor. Através do LIRAa é possível ainda saber qual bairro precisa de uma ação mais intensificada”, destacou.

Para solicitar uma vistoria do Agente de Endemias ou fazer denúncia, a secretaria municipal de saúde disponibiliza o número 77 3262 1991, com o atendimento de segunda à sexta, das 8h às 13h. Portal da prefeitura www.itapetinga.ba.gov.br

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *