SITUAÇÃO NA CABECEIRA DO RIO CATOLÉ É CRÍTICA, RECONHECE A EMBASA…

Barragem Rio Catolé“CONQUISTA: SITUAÇÃO DAS BARRAGENS E RIO QUE ABASTECEM MUNICÍPIO É CRÍTICA – A falta de chuvas e a consequente redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, assim como no rio Catolé, estão levando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a adotar medidas drásticas numa tentativa de economizar água em Vitória da Conquista.

Atualmente, os reservatórios possuem 2,9 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 45% de sua capacidade total de acumulação. Enquanto isso, a adutora do Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, hoje representa apenas 20% da oferta.

De acordo com a Embasa, em períodos normais, os rios Água Fria, Mono e Catolé disponibilizam, em média, até 50 mil litros de água a cada dia, na área de captação da Embasa. Deste total, são retirados 45 mil para atender ao Sistema Integrado de Abastecimento de Vitória da Conquista. No entanto, devido à forte estiagem e à ação dos irrigantes, os três rios estão ofertando apenas 13 mil litros, ou seja, 32 mil litros abaixo do volume necessário para manter a recuperação diária das barragens.

Com isso os níveis das barragens e a disponibilidade do rio Catolé estão baixando a cada dia, pois o volume de água retirado é maior do que a disponibilidade hídrica dessas bacias hidrográficas, que deveriam ser recarregadas pelas chuvas de janeiro, mas isso não ocorreu este ano pela insuficiência de chuvas.

A disponibilidade hídrica das bacias dos rios Catolé, Água Fria e Monos é monitorada diariamente pela Embasa e pelo INEMA, órgão ambiental do Governo do Estado responsável pela gestão e fiscalização da utilização dos recursos hídricos estaduais. Para se ter uma ideia do cenário atual, no período mais drástico de 2012/2013 a barragem perdia, no máximo, 10 mil litros por dia, hoje, perde-se 32 mil”.

Com Informações de: Sudoeste Hoje (Davi Ferraz) / Blog do Rodrigo Ferraz

Compartilhe esse Post!

Sobre Sizinio

Natural de Itapetinga, Evangélico, Casado com Cris Sousa de Sá, Radialista / Locutor Noticiarista / Repórter Policial há 24 anos. Trabalhou na Rádio Fascinação durante 13 anos - como âncora do Programa NA BOCA DO POVO. Teve passagem nas Rádios Cidade FM e Jornal AM, foi Agente Público (Administrativo) da DT de Itapetinga (Delegacia Territorial) até 2016... Líder Comunitário, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, presidiu a Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do estado da Bahia no Território Médio Sudoeste, presidiu por três anos a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Itapetinga (COMDEC), foi membro do Conselho Penal da Comarca de Itapetinga, presidiu a Associação de Moradores da Nova Itapetinga (AMONI), foi por dois anos, Assessor de Comunicação da SIBI (Segunda Igreja Batista de Itapetinga - período 2017/2019) e é um dos Editores do Itapetinga na Mídia... Contato: Whatsapp (77) 98805-6791 E-mail: reportersizinio@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *